Hábitos saudáveis na infância

Somos reflexo do tempo, em relação à alimentação não é diferente: bons hábitos devem ser iniciados desde cedo para evitar problemas futuros.

Há coisas na vida que devemos começar desde cedo.  Bons hábitos alimentares, por exemplo, é de essencial importância para o desenvolvimento sadio de uma criança até o decorrer de sua fase adulta. É justamente nesse período que muitos problemas futuros podem ser evitados e, por isso, atente-se à alimentação dos seus filhos desde bebês!

Quando crianças, nosso metabolismo é mais rápido por causa do crescimento e temos muito mais massa magra, contudo, o volume de células de gordura do corpo já se desenvolve na infância, ou seja, se cuidarmos da alimentação desde pequenos, as chances deles se desenvolverem de forma mais saudável aumentam.

Uma alimentação equilibrada na infância e adolescência tem a capacidade de oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento saudável, além de atuar de forma decisiva na prevenção doenças como obesidade, colesterol, entre outras, tão comuns atualmente, inclusive nessa faixa etária.

Crianças que comem produtos ricos em gordura saturada (biscoitos recheados, salgadinhos) têm maior chance de desenvolver obesidade infantil, aumento de colesterol sanguíneo e aumento dos triglicerídeos. Consumo freqüente de corantes artificiais pode favorecer risco de alergias ou hipersensibilidades alimentares com sintomas gastrointestinais, dermatites, urticárias, asma. Os produtos ricos em açúcares favorecem o aumento de glicose no sangue levando ao risco de diabetes.

Outro grande problema é que as atividades de lazer tornaram-se passivas. As crianças substituíram as brincadeiras de bola, corda, pipa, por atividades predominantemente sedentárias, influenciadas pela tecnologia que disponibiliza no mercado uma gama de eletrônicos, que despertam o interesse maciço entre as crianças de todas as idades e classes sociais.

Lembre-se que os hábitos devem ser adquiridos de uma forma positiva e através do exemplo. Assim, papais e mamães, não se esqueçam de dar o exemplo aos seus filhos, nunca é tarde para começar fazendo mudanças nos seus estilos de vida.

“Cuidar da alimentação precocemente é um verdadeiro investimento num futuro tranqüilo e pleno.”

Fabiana Bianchi Rodrigues Nutricionista – CRN3 31557

This is Photoshop's version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris.
1 comment
  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *