O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo que começa logo na concepção do bebê. É através dele que serão desenvolvidas habilidades motoras fundamentais para o futuro de cada criança. Desde sua respiração até o andar, comer e falar.
As transformações e habilidades mais importantes para o desenvolvimento das crianças ocorrem na primeira infância, ou seja, desde o nascimento até os 5, 7 anos de idade. É durante esse processo que movimentos locomotores, habilidades de tempo e espaço, serão aperfeiçoados.
Para entender melhor cada processo, as fases do desenvolvimento infantil foram divididas em três: Inicial, Elementar e Madura.
Inicial
Esta primeira etapa abrange o desenvolvimento do segundo ao terceiro ano de vida. Em seu primeiro ano, a criança irá começar a ter estabilidade na postura sentada, domínios sobre os movimentos rotacionais, além de engatinhar e possivelmente andar. Já no segundo, a criança é capaz de levantar sozinho, caminhar sem apoio e começa a melhorar o equilíbrio.
Elementar
Na fase elementar o pequeno, que tem entre 4 a 5 anos, já é capaz de dominar diversas habilidades básicas, envolvendo controle e coordenação rítmica dos movimentos. É possível que o desenvolvimento motor infantil de algumas crianças se estabilize nesta fase e não passe para o estágio maduro. Porém isso não irá interferir de forma significativa no seu desempenho.
Madura
Na etapa madura o desenvolvimento motor infantil é caracterizado como mecanicamente coordenado e de execução controlada.
É importante lembrar que cada criança tem um processo de transição diferente, que depende de diversos fatores como maturação do sistema nervoso, biologia, comportamento e ambiente. Por isso, é indispensável o acompanhamento médico desde o nascimento e também o estímulo dos pais.
A escola também é um dos grandes aliados nesse desenvolvimento. Na Nova Escola, por exemplo, é utilizada como filosofia de ensino a abordagem Pikler. Esta filosofia traz que cada criança deve ter um tratamento de acordo com sua necessidade e tempo de transição entre uma fase de desenvolvimento e outra. Ou seja, sua individualidade deve ser respeitada.
Além disso, dentro da abordagem, existem alguns conceitos que norteiam sua filosofia, dentre eles estão:
Movimento livre
É importante que a criança não seja forçada a situações às quais não se sente confortável. É preciso incentivar o movimento, a descoberta do próprio corpo, mas sempre respeitando seu tempo para cada etapa.
O tempo da criança
Sabemos que cada novo movimento é muito comemorado pelos pais, mas é preciso paciência. A criança irá desenvolver cada processo no seu tempo. Irá rolar, engatinhar e andar quando o seu corpo estiver pronto. Lembre-se de sempre incentivar, mas cada movimento depende também da segurança do pequeno.
Autonomia
Como já citamos várias vezes, o incentivo dos pais é de extrema importância. É indispensável porém que a criança descubra sozinha seus limites, capacidade e até ambientes. Nesta fase da vida tudo é aprendizado, principalmente para os bebês.
Existem alguns recursos, baseados na abordagem Pikler, que podem auxiliar nesse desenvolvimento. Tapetes e brinquedos são alguns dos exemplos.
Converse com a criança
A comunicação entre adultos e bebês ajuda no desenvolvimento das crianças. Apesar de possivelmente não entenderem tudo que é falado com elas, isso ajuda no estímulo de compreensão, além da criação de um vínculo e confiança entre pais e filhos.