O Brincar na Educação Infantil

O Brincar é um momento muito importante dentro da rotina das escolas de Educação Infantil e deve ser levado a sério.

Quando a criança brinca se desenvolve fisicamente, emocionalmente, cognitivamente, socialmente e culturalmente.

As trocas que acontecem entre as crianças ou entre crianças e adultos possibilitam o desenvolvimento das relações e aprendizagem.

O brincar pode ser livre ou dirigido.

O brincar livre e o faz de conta propiciam que a criança solte sua imaginação e reproduza situações do seu cotidiano ou crie situações novas como por exemplo: brincar de casinha, de ser a professora, de escritório etc.

O brincar dirigido poderá ser conduzido por um adulto ou outra criança. Se direcionado pelo adulto poderá ter vários objetivos que serão alcançados, como por exemplo, a amarelinha ou boliche para explorar a matemática, a brincadeira de corda para trabalhar canções, parlendas, o desenvolvimento da coordenação motora e etc.

Todas as escolas precisam se conscientizar e propiciar muitos momentos de brincadeiras para os seus alunos, pois é na escola que estão as verdadeiras oportunidades de desenvolvimento do aluno neste maravilhoso grupo social.

Francine H. Oliveira – Psicopedagoga

This is Photoshop's version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *