O Brincar é um momento muito importante dentro da rotina das escolas de Educação Infantil e deve ser levado a sério.
Quando a criança brinca se desenvolve fisicamente, emocionalmente, cognitivamente, socialmente e culturalmente.
As trocas que acontecem entre as crianças ou entre crianças e adultos possibilitam o desenvolvimento das relações e aprendizagem.
O brincar pode ser livre ou dirigido.
O brincar livre e o faz de conta propiciam que a criança solte sua imaginação e reproduza situações do seu cotidiano ou crie situações novas como por exemplo: brincar de casinha, de ser a professora, de escritório etc.
O brincar dirigido poderá ser conduzido por um adulto ou outra criança. Se direcionado pelo adulto poderá ter vários objetivos que serão alcançados, como por exemplo, a amarelinha ou boliche para explorar a matemática, a brincadeira de corda para trabalhar canções, parlendas, o desenvolvimento da coordenação motora e etc.
Todas as escolas precisam se conscientizar e propiciar muitos momentos de brincadeiras para os seus alunos, pois é na escola que estão as verdadeiras oportunidades de desenvolvimento do aluno neste maravilhoso grupo social.
Francine H. Oliveira – Psicopedagoga