A importância do incentivo à leitura na infância

A leitura é um hábito importante para a construção de uma sociedade e deve ser incentivada ainda na infância. É através das palavras que os pequenos começam a exercitar a imaginação e criatividade, aumentar o vocabulário, desenvolver uma visão crítica e a capacidade de argumentação.
E claro, melhoram a comunicação de forma geral.

De acordo com a escritora e professora Lucília do Carmo Garcez, a leitura é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Lucília, que também é Doutora em linguística aplicada, reforça a importância da leitura com a participação dos pais e da escola no processo de incentivo ao hábito.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, o brasileiro está atualmente menos interessado no hábito de leitura. O percentual de leitores assíduos que era de 56% em 2015, caiu para 52% em 2020. Apesar de não parecer um número favorável, há um dado que indica que essa situação pode mudar no futuro. Isso porque, segundo a pesquisa, os maiores leitores não são adultos, mas sim crianças e adolescentes. Cerca de 42% dos leitores mais assíduos tem de 11 a 13 anos e 40% entre 5 e 10 anos.

Para que esse número volte a crescer, é preciso entender os déficits e colocar em prática algumas formas de incentivo. Para entender melhor, trouxemos algumas práticas que podem ajudar no desenvolvimento desse processo.

Eletrônicos podem ser aliados

Embora os eletrônicos sejam vistos de forma negativa por muitos, eles podem ser a porta de entrada para o incentivo à prática da leitura. Isso porque, a nova geração já está habituada ao uso de celulares e tablets. Por isso, tanto na escola quanto em casa, a utilização dos livros digitais pode ser uma opção para uma aprendizagem de forma mais dinâmica e interativa.

Estímulo em casa

Os pais são os primeiros exemplos dos filhos. É através deles que muitos novos hábitos, como alimentação e incentivo à leitura, se formam. Uma dica para os pais é, sempre que possível, separar alguns minutos do dia para fazer uma leitura com os filhos. Isso irá criar não só um hábito de leitura, mas também um vínculo e memórias importantes.

Opte por livros que despertem interesse nas crianças

É indispensável que os livros oferecidos para a criança sejam de interesse dela. Independente da idade, é importante descobrir o que mais desperta atenção. Histórias clássicas, fábulas, contos, histórias interativas e até quadrinhos podem ser utilizados.

This is Photoshop's version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *